Mundo das Dicas » Educação » Quem pode ser chamado de doutor

Quem pode ser chamado de doutor

O termo “doutor” vem sendo utilizado tradicionalmente para se referir a advogados, promotores, juízes (magistrados) e mais recentemente os solicitadores e outros profissionais do Direito. No entanto este hábito não é recomendado pelo Manual de Redação e Estilo da Presidência da República Brasileira, que estabelece sobre o uso do termo doutor – não é forma de tratamento, e sim título acadêmico.

Determina que é preciso evitar utilizá-lo indiscriminadamente, pois em regra empregue-o apenas em comunicações dirigidas a pessoas que tenham tal grau educacional, ou seja, que já tiverem concluído o curso universitário de doutorado.

doutor

A palavra doutor, tem origens indu-europeias, e dok provém da palavra latina “docere”, que por sua vez derivou em doctoris -mestre, o que ensina.

O Doutorado é um grau acadêmico concedido por instituições de ensino superior universitário, com o propósito de certificar a capacidade do candidato em desenvolver pesquisas em campos da ciência específicos. Chamar os bacharéis em Direito e de Medicina é muito comum, mas nos demais casos, o tratamento Senhor é totalmente apropriada à formalidades comunicacionais.

juiz

Não pode e não deve exigir o tratamento de Doutor ou apresentar-se como tal aquele que não possua titulação acadêmica para tanto.

Os requisitos para a obtenção do grau de Doutor vão variar significamente de acordo com a lei de cada país. Nos EUA, por exemplo,  o doutorado tradicional por pesquisa necessita de um trabalho científico extenso que represente grande contribuição e significância para o estado atual do conhecimento na área de estudos em que o trabalho se insere. O grau mais comum de doutorado por pesquisa nos Estados Unidos é o de Philosophiæ Doctor – Ph.D. Já em Portugal, é chamado de doutor qualquer pessoa que tenha habilitação superior.


Receba mais Informações sobre o texto: Quem pode ser chamado de doutor



Leave a Reply