Mundo das Dicas » Variados » Quem descobriu o Brasil

Quem descobriu o Brasil

A descoberta do Brasil aconteceu no momento em que as grandes navegações de Portugal e Espanha estavam fazendo exploração no oceano com o objetivo de encontrar novas terras. Aproximadamente em 1492, Cristóvão Colomboao navegar pela Espanha, descobriu a América, esse feito serviu de inspiração e encheu de expectativas os outros exploradores.

bandeira do Brasil

Bandeira da República Federativa do Brasil.

Por almejarem a posse de terras, Portugal e Espanha assinaram o Tratado de Tordesilhas, em 1494, com o objetivo de evitar conflito pelas posses.

No acordo, Portugal ficaria com as terras recém descobertas situadas no leste da linha imaginária, aproximadamente 200 milhas a oeste das ilhas de Cabo Verde, enquanto a Espanha ficaria com as terras a oeste desta linha.

No dia 22 de abril de 1500 chegaram ao Brasil 13 caravelas portuguesas lideradas por Pedro Álvares Cabral. Ao avistarem as terras brasileiras, acreditavam se tratar de um grande monte, e o denominaram de Monte Pascoal.

Logo depois perceberam que o Brasil era um continente, ou uma grande ilha, alterando assim seu nome para Ilha de Vera Cruz. Desde essa época em diante, o Brasil foi tendo diversos nomes – Terra dos Papagaios, Terras de Santa Cruz, Nova Lusitânia e Cabrália. Somente em 1967, com a primeira Constituição da ditadura militar, o Brasil passou a chamar-se República Federativa do Brasil.

Descobrimento do Brasil

Cerca de cinco milhões ou mais de indígenas, divididos em diversas nações, já habitavam o Brasil antes da chegada dos portugueses.

Após o descobrimento, Portugal somente realizava no Brasil o extrativismo do pau-brasil, explorando especificamente a Mata Atlântica. A valiosa madeira, com tinta vermelha era muito comercializada na Europa.

Os portugueses faziam um escambo com os indígenas, oferecendo a eles objetos como apitos, espelhos e chocalhos, em troca do trabalho de corte e carregamento das toneladas de madeira.

Somente depois 1530, com a expedição organizada por Martin Afonso de Souza, que o reino português se interessou em colonizar o Brasil.

Isso só aconteceu por causa do receio em perder a posse dessa terra para os franceses, holandeses e ingleses, considerados invasores, pois estes não haviam assinado o Tratado de Tordesilhas.


Receba mais Informações sobre o texto: Quem descobriu o Brasil



Leave a Reply