Mundo das Dicas » Variados » Quando surgiu a escrita

Quando surgiu a escrita

Supõe-se que a escrita surgiu após a instituição das comunidades agrícolas que com o tempo perceberam que necessitavam de uma organização para resolver os problemas como o controle contábil dos impostos arrecadados, o número de funcionários de determinado lugar e também a importância de fazer um controle de terrenos, animais e os produtos comercializados.

A partir de então, a função  da escrita passou a ser mais do que uma ferramenta de administração, e se transformou em um meio de comunicação que perdura pelas gerações.

escrita cuneiforme feita em barro

O registro mais antigo que foi encontrado tem data do século XIV a.C. escrito em símbolos cuneiformes.

A função da escrita está em centralizar qualquer que seja o registro de informações, as difundindo e também as armazenando, para que sejam utilizadas propriamente na construção do conhecimento.

A escrita desenvolveu-se quase que independentemente por diversas regiões do mundo, as mais conhecidas são a Mesopotâmia, o Egito, a China, e a América Central, aproximadamente em 3500 a.C.

Os sistemas iniciais da escrita foram criados há cerca de 5500 anos – a escrita cuneiforme da Mesopotâmia, (onde hoje é o Iraque), era complexa composta por 2000 sinais cuneiformes originais, mas que somente pouco mais de 200 eram utilizados.

Já os hieróglifos originários do Antigo Egito, era uma forma de pictografia – várias imagens figurativas que representavam objetos, pessoa e animais e os fonogramas – símbolos que podiam representar os sons.

Ortografia atual.

A partir da escrita, o ser humano pode se comunicar e ao mesmo registrar suas ideias.

Ao longo dos séculos, o homem buscava cada vez mais outras formas de facilitar sua comunicação e propagação da palavra. Com tantas ideias, adaptou-se cada processo da escrita até chegar ao sistema ideal, através da representação da sílabas, sons e vogais, desenvolvendo então a ortografia atual.


Receba mais Informações sobre o texto: Quando surgiu a escrita



Leave a Reply