Mundo das Dicas » Educação » Nomes dos ossos do corpo humano

Nomes dos ossos do corpo humano

O corpo humano é composto de vários sistemas, cada qual possui uma função distinta, mas que trabalha juntamente com as outras demais funções para que o organismo opere corretamente. Os ossos fazem parte do sistema esquelético, composto praticamente de ossos e cartilagens. Principal tecido de apoio do corpo.

Os ossos são órgãos extremamente duro, esbranquiçados, que se unem uns aos outros, por meio das articulações, formando então o esqueleto humano. Tem forma especializada de tecido conjuntivo com mineralização, ou seja, o cálcio, tendo como matriz óssea as fibras colágenas.

Esqueleto humano

Os ossos já surgem nas primeiras semanas de vida e se formam totalmente até os 25 anos de idade.

O osso é formado por diferentes tecidos: tecido ósseo, cartilaginoso, conjuntivo denso, epitelial, adiposo, nervoso e vários tecidos formadores de sangue. São cerca de 206 ossos que o corpo adulto comporta. Podem ser divididos em:

  • Esqueleto axial: caixa craniana, coluna vertebral e caixa torácica.
  • Esqueleto apendicular: cintura escapular – escápulas e clavículas; cintura pélvica – ossos ilíacos (da bacia) e o esqueleto dos membros – superiores ou anteriores e inferiores ou posteriores.

Classificados de acordo com a sua forma em – LONGOS por ter as extremidades ou epífises, um deles é o fêmur. Os CURTOS têm as três extremidades praticamente equivalentes e são encontrados nas mãos e nos pés, como os tarsos. Já os PLANOS ou CHATOS são formados por duas camadas de tecido ósseo compacto, como o osso esterno, ou os ossos do crânio.


Receba mais Informações sobre o texto: Nomes dos ossos do corpo humano



Leave a Reply