Mundo das Dicas » Educação » Desenho do mapa do Brasil com estados e capitais

Desenho do mapa do Brasil com estados e capitais

O Brasil é o maior país situado na América do Sul, seu território é constituído por unidades federativas, ou seja, entidades subnacionais autônomas divididas política e administrativamente em 27 unidades. Sua extensão territorial mede-se em aproximadamente 8514876,599km², distribuídos em 26 estados e um Distrito Federal.

Mapa do Brasil dividido por estado.

Mapa do Brasil

A forma de governo é república democrática, com sistema presidencial, onde o chefe de Estado (presidente) e o chefe de governo da União são eleitos para um mandato de quatro anos, podendo ser reeleitos para um segundo mandato consecutivo.

Também fica incumbido de nomear todos os ministros de Estado, que auxiliam no governo. A atual presidente do Brasil é Dilma Rousseff, eleita em 2010.

Em 1969 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) propôs a forma de divisão legal das regiões do Brasil, assim sendo, foram repartidas em cinco regiões geográficas: Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul.

Os fatores levados em consideração que diferem as regiões são clima, relevo, vegetação e hidrografia.

Os estados possuem algumas distinção em relação ao alguns aspectos culturais, mesmo porque, cada região recebeu e incorporou culturas disseminadas pelos colonizadores europeus, além da influência da população indígena, dos escravos africanos e posteriormente, os imigrantes alemães, japoneses, italianos, poloneses, árabes, entre tantos outros. Por tal fato, o Brasil possui uma imensa pluralidade cultural.

Capital do Acre, Rio Branco

A capital possui vários evenos culturais como o Expoacre, Festival Varadouro e o Festival de Teatro do Acre.

O Acre só passou a ser considerado um estado brasileiro em 1962, quando o Brasil comprou o território dos bolivianos, que logo atingiu o desenvolvimento necessário. O estado é considerado o maior produtor brasileiro de borracha e tem como destaque da economia o setor de serviços. Rio branco é a sua capital, seu principais pontos turísticos e culturais são o Horto Florestal e Casa do Seringueiro. Fundada em 28 de dezembro de 1882, os nascidos na capital são rio-branquense.

Maceió capital de Alagoas.

Maceió possui um arquipélago formado por nove ilhas dentre elas Bora Bora, Santa Rita e Almirante.

Alagoas é composto por 102 municípios, situando-se a leste da região Nordeste. Sua capital é Maceió, região com cerca de 511 km², tem como principais atividades econômicas o comércio, turismo, agricultura e a indústria. Os rios localizados na capital alagoana são os Saúde, Prataji e Meirim.

Macapá capital do Amapá

Os pontos turísticos mais prcurados em Macapá são a Fortaleza de São José do Macapá e o Marco Zero, onde a latitude marca exatamente zero grau.

Em Amapá a economia se concentra basicamente na extração da castanha-do-pará, de madeira e na mineração de manganês. Situada na região Norte, tem como capital a cidade de Macapá, onde a expectativa de vida da sua população é de 69 anos de idade.

Manaus capital do Amazonas.

centro financeiro da capital é a Zona Franca de Manaus (ZFM), também conhecida como Polo Industrial.

O estado do Amazonas tem como capital a cidade de Manaus, muito vistada por turistas de todo o mundo, por causa da cultura local, comidas típicas, e os interessantes pontos turísticos – Palácio Rio Negro, Zoológico do Exército, Encontro das águas, além da Floresta Amazônica.

Salvador capital da Bahia.

A música, a culinária e a religião tem grande influência da cultura africana.

A Bahia é um dos estados mais procurados pelos turistas. Por causa do emergente carnaval que há nessa região, mesmo fora de época. A capital Salvador é palco de inúmeros shows e eventos especiais. Além disso, possui muitas praias e vários pontos turísticos bastante requisitados – Farol da Barra, Pelourinho, Elevador Lacerda, e etc. O turismo local é um mais influente fator econômico de Salvador.

Fortaleza, capital do Ceará.

A vegetação em quase todo o território é a caatinga, com restinga e salinas em volta ao clima totalmente tropical.

O Ceará situado no Nordeste é um dos centros turísticos mais procurados do Brasil. Somente a sua costa possui cerca de 573 km. A capital Fortaleza conta com praias famosas, como a de Mucuripe e a do Futuro, o fluxo do turismo responde por 3,5% do PIB.

Brasília Capital Federal do país.

Dividido em 19 regiões administrativas, o Distrito Federal está encravado no estado de Goiás, propriamente no Planalto Central.

Brasília foi construída e constituída como uma unidade atípica na federação. No entanto, não está condicionada a um estado, tão pouco possui municípios, a cidade é um território autônomo, dividido em regiões administrativas. Sede dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, a capital federal ainda abriga o Palácio do Planalto, sede do governo federal, o Palácio da Alvorada, residência presidencial, o Congresso, o Superior Tribunal Federal, os ministérios, os órgãos públicos e as embaixadas.

Vitória capital do Espirito Santo.

Tem a 4ª maior renda per capita do país e IDH elevado, além de ser a segunda capital brasileira com a melhor qualidade de vida, de acordo com as pesquisas da Fundação Getúlio Vargas.

O Espirito Santo contém alguns dos principais portos do país, como Vitória, Tubarão e Capuaba. A capital Vitória conta com diversas praias, entre as mais conhecidas está a Praia de Camburi, que possui 6 km de extensão.

Goiânia capital de Goiás.

Possui o terceiro maior rebanho de gado bovino do país e ocupa a liderança na produção de grãos. Nono estado mais rico do país.

Goiás está localizado na região central do Brasil, considerado o estado mais populoso do Centro-Oeste, possui aproximadamente 246 municípios. Por possuir uma fauna e flora extramente ricas, o governo criou reservas para manter os animais e plantas, como o Parque Parque Nacional das Emas e o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Goiânia a capital do estado é conhecida por ter o maior índice de área verde por habitante do Brasil.

São Luís capital do Maranhão.

Declarada patrimônio histórico da humanidade pela Unesco, São Luís também é considerada a capital do reggae brasileiro.

Localizado entre o Norte e Nordeste, o estado do Maranhão tem a maior diversidade de ecossistemas de todo o país, cerca de 640 quilômetros de extensão de floresta amazônica, cerrados, mangues, praias tropicais, mar aberto e o único deserto do mundo com milhares de lagoas de águas cristalinas. Sua capital São Luís, é rica em manifestações culturais, como o bumba meu boi que atrai turistas de todas partes do mundo além das belas praias da região.

Cuiabá, capital do Mato Grosso.

A capital é um dos principais produtores e exportadores de soja do Brasil, além disso foi anunciada para sediar uma dos jogos da Copa do Mundo FIFA 2014.

Mato Grosso é o terceiro maior estado brasileiro, o qual se tornou um importante polo de imigração nos anos 90. A capital Cuiabá se tornou famosa por causa do forte calor local, e os importantes turísticos de variadas paisagens naturais, como a Chapada dos Guimarães e o Pantanal.

Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul.

A principal área econômica do estado do Mato Grosso do Sul é a do planalto da Bacia do Paraná, com seus solos florestais e de terra roxa.

Mato Grosso do Sul está localizado na Região Centro-Oeste do Brasil, mas historicamente está vinculado às regiões Sul e Sudeste por questões culturais e demográficas. Por causa da cor de sua terra (roxa ou vermelha), a capital Campo Grande recebeu o apelido de Cidade Morena. Tem como principais fontes de arrecadação a atividades agrícolas com a soja, milho, arroz e mandioca, além da produção de leite que o mantém a capital na quarta posição em produção.

Belo Horizonte, capital de Minas Gerais.

O rio São Francisco é o principal rio de Minas Gerais e um dos mais importantes do Brasil. O estado tem o maior número de museus do país.

Minas Gerais é o segundo estado mais industrializado da federação porque possui destaques nas áreas de siderurgia, veículos e autopeças, minério de ferro, gado, móveis, energia, eletrônica e telecomunicações. A capital Belo Horizonte foi concebida e planejada para substituir a colonial Ouro Preto ao final do século XIX, e hoje é uma das capitais mais arborizadas do país, motivo pelo qual recebeu o título de “Cidade Jardim”.

Belém, capital do Pará.

É um dos estados brasileiros mais ricos em recursos minerais, seus principais produtos extrativistas são a castanha-do-pará e o látex - borracha. A culinária paraense possui grande influência indígena.

O Pará abriga a maioria da população da Região Norte , cerca de 48%. A Cidade Velha localizada na capital Belém, é conhecida como Centro Histórico, onde há as maiores referenciais do patrimônio histórico e cultural do Pará. Por causa de sua rica culinária, é considerada a capital gastronômica do mundo, com centenas de frutos comestíveis que se destacam o açaí, o cupuaçu, a castanha-do-pará, a pupunha, o tucumã, o muruci, e o taperebá.

João Pessoa, capital do Pernambuco.

A capital se destaca com seus edifícios de arquitetura barroca, entre eles a Igreja de São Francisco e o Convento e Igreja de Nossa Senhora do Carmo.

A Paraíba é uma dos estado do nordeste que mais sofre com a seca, apesar disso, é palco de uma das maiores festas populares do Brasil – O Maior São João do Mundo. João Pessoa, sua capital é considerada a cidade do nordeste com maior qualidade de vida, tendo como economia baseada no turismo local.

Curitiba, capital do Paraná.

A cidade possui 18 “cidades-irmãs” de outros países, entre elas está Assunção- Paraguai.

O estado do Paraná quase totalmente povoado por descendentes de poloneses, alemães e italianos, conta com um setor agropecuário diversificado com altos índices de produtividade o que o mantêm com o estado mais rico do país. Curitiba foi a única capital brasileira a entrar no século XXI como referência nacional e internacional de planejamento urbano e qualidade de vida.

Recife, capital do Pernambuco.

O Frevo é a manifestação mais típica do estado, influenciando também na música de famosos cantores como Alceu Valença, Geraldo Azevedo, e Antônio Nóbrega.

Pernambuco é o estado com um dos maiores centros turísticos do país, através de suas inúmeras praias e arquitetura holandesa nos tempos do Brasil Colônia se destacam. Recife capital pernambucana, abriga a maior agremiação carnavalesca do mundo, o famoso Galo da Madrugada, estima-se aproximadamente 2 milhões de pessoas participam todos os anos.

Teresina, capital do Piauí.

A capital foi a primeira capital do Brasil especificamente planejada para ser substituta de outra.

O Piauí é dotado de grandes reservas de águas subterrâneas, possuindo também a segunda maior jazida de níquel do Brasil. Teresina, é conhecida como “ Rainha do Nordeste”, a única capital nordestina situada fora do litoral.

Rio de Janeiro capital.

Os maiores atrativos do Rio de Janeiro são as belíssimas praias e os grandiosos desfiles de carnaval.

O Rio de Janeiro tem sua capital e cidade homônima, sendo a segunda cidade mais populosa do Brasil, principal centro cultural do país e sede de algumas das maiores empresas do mundo TIM, Telemar, Blockbuster, Companhia Siderúrgica Nacional, Peugeot, Citroen, Coca-Cola, White Martins, Petrobras, Shell, Esso, além das usinas nucleares Angra 1, 2 e 3.

Natal, capital do Rio Grande do Norte.

Conhecida como “Cidade Sol” por possuir 300 dias de sol.

O Rio Grande do Norte possui cerca de 410 km somente de praia, repletas de coqueiros e dunas. Por causa deste agradável cenário, o turismo se tornou uma das principais fontes de renda do estado. A capital Natal é palco da maior micareta do Brasil – CARNATAL, evento que acontece no mês de dezembro todos os anos.

Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.

Os centros culturais é a porta de entrada de turistas de diferentes lugares do mundo.

O Rio Grande do Sul é um dos estados com maior grau de industrialização no país, também agrega importantes usinas elétricas. A capital Porto Alegre é a cidade mais alfabetiza e arborizada do Brasil.

Porto Velho, capital de Rondônia.

Porto Velho possui grande potencial turístico, devido ao seu patrimônio, natural, humano e histórico.

Rondônia é responsável por pelo menos 40% da cassiterita produzida no Brasil, além de ter como principais fontes econômicas o extrativismo vegetal, a borracha e a madeira. Também possui grande potencial agropecuário. Porto Velho situa-se as margens do rio Madeira, maior afluente de uma das margens do rio Amazonas.

Boa Vista, capital de Roraima.

Em Boa Vista a cultura predominante é a indígena e a nordestina.

O estado de Roraima possui como economia primária a produção de café, milho, banana e soja, além do grande potencial turístico voltado para o ecoturismo, justamente pelo estado situar-se no extremo norte do país. Boa Vista foi o primeiro município urbano da região do atual estado de Roraima.

Florianópolis, capital de Santa Catarina.

A capital é a segunda cidade brasileira com maior número de turistas estrangeiros.

Santa Catarina é o estado com menor número de habitantes do país, além de ser um dos menores estados. A grande procura do turistas se dá por causa das serras e as belas praias, baías, enseadas e inúmeras ilhas. Florianópolis tem seu território situado em parte numa ilha oceânica com aproximadamente 523 km.

São Paulo capital.

São Paulo é um dos principais centros de comunicação do Brasil e da América Latina.

São Paulo tem cidade e capital homônimas, fortemente conhecidos como a “locomotiva do Brasil” por ter o maior poderio econômico do país e ter altos índices sociais, além de ser o local mais influente dentro do cenário mundial.

Aracaju, capital de Sergipe.

O Pré-caju evento que antecede o carnaval, é oficialmente integrado ao calendário turístico e cultural da capital.

Situado no litoral do Nordeste, Sergipe é o menor estado brasileiro em área, com base econômica voltada para exportação de suco de laranja, cimento e açúcar, respectivamente. A capital Aracaju possui um ponto turístico muito procurado, a Orla de Atalaia, um dos principais cartões postais da região com 6 Km de extensão.

Palmas, capital de Tocantins.

As belezas naturais com quilômetros de praias fluviais, cachoeiras e reservas ecológicas da capital integram à região turística do estado.

O Tocantins é o estado mais novo do país, instalado oficialmente em 1º de janeiro de 1989, depois da emancipação do estado de Goiás. Atualmente sua economia se baseia na exportação de soja em grão, aproximadamente 89%. Palmas é cidade polo do estado, banhada pelo o Rio Tocantins, segundo maior rio totalmente brasileiro, a capital possui grande influência socioeconômica.


Receba mais Informações sobre o texto: Desenho do mapa do Brasil com estados e capitais



Leave a Reply